Raquel Oliveira

Pesquisa de Doutoramento em Dança

logo Raquel Oliveira Artes do Espetáculo. Site da bailarina, coreógrafa e professora de Dança Raquel Oliveira.

RESUMO TÉCNICO

 

Características da Obra Coreográfica

 

Nome - Inspiração

 

Duração - 45 minutos sem intervalo

 

Estilo - Dança Extemporânea (Dança e Yoga)

 

Tipo de coreografia - fixa

 

Nº de apresentações públicas - 18

 

Identificação dos autores e intérpretes

 

Conceção, coreografia, interpretação - Raquel Oliveira

 

Poemas - Judite Duarte

 

Figurino, ambiente sonoro e voz, luzes - Raquel Oliveira

 

 

 

Características do Processo Coreográfico

 

Data de início - junho 2014

 

Data de fim - fevereiro 2016

 

Atividades desenvolvidas - preparação dos ensaios coreográficos (delinear as 4 etapas de pesquisa coreográfica e os conceitos coreográficos iniciais, definir o conceito inicial da obra coreográfica e iniciar o processo de recolha de poemas) e ensaios coreográficos que incluíram Sessões de Improvisação (período específico do ensaio dedicado à improvisação livre e à criação do catálogo de movimentos); Estudos Fotográficos (período específico do ensaio dedicado ao estudo das posições e à criação do catálogo de posições); Sessões de Composição (período específico do ensaio dedicado ao estudo de movimentos e à gravação dos Rascunhos das Coreografias); e Ensaios da Estrutura (período específico do ensaio dedicado à gravação do rascunho da obra coreográfica, ou seja, fazer as coreografias todas criadas até esse momento pela ordem em que vão ser apresentadas na obra e sem interrupções).

 

Instrumentos de trabalho - Corpo, Respiração, Meditação em Movimento, mesa e banco, colunas de som, computador (câmara de vídeo, Windows Media Player, Adobe CS4, x

 

Windows Movie Maker, Word, Explorador de Ficheiros), gravador de áudio do telemóvel, Diário Artístico.

 

Métodos de composição - Seleção de Movimentos e de Sequências do Catálogo, Repetição-Improvisação-Seleção, Estudo do Poema, Improvisação-Seleção-Composição, Edição de Imagens, Estudo da Respiração, Seleção de Posições, Visionamento das Gravações.

 

 

 

Características do Processo Performativo

 

Data de início - novembro 2014

 

Data de fim - setembro 2016

 

Atividades desenvolvidas – Ensaios Performativos que incluíram os Ensaios de Aperfeiçoamento (período de ensaios dedicados ao refinamento dos movimentos e à definição pormenorizada das coreografias), os Ensaios Corridos (período de ensaios dedicados à execução da obra coreográfica do princípio ao fim sem interrupções), os Ensaios Assistidos (período de ensaios dedicados à partilha da obra coreográfica com um número restrito de indivíduos com vista à auscultação da sua sensibilidade sobre o trabalho concretizado), e os Ensaios de Manutenção (período de ensaios dedicados a manter o corpo funcional e a memória dos pormenores da coreografia). Sessões Fotográficas, Sessões Videográficas, definição do figurino e das luzes, gravações no estúdio de som, tarefas de divulgação do trabalho, preparação dos espaços de atuação, Sessões de Apresentação, gravação oficial da obra coreográfica.

 

Instrumentos de trabalho - corpo, respiração, meditação em movimento, mesa e banco, colunas de som, computador (câmara de vídeo e Windows Media Player, Adobe CS4, Windows Movie Maker, Publisher), 3 projetores, câmara de vídeo e tripé, cadeiras, ficheiro de som ou CD, o fato, a maquilhagem, os produtos para o cabelo, a fita adesiva e a tesoura.

 

 

 

Características do Processo Colaborativo

 

Colaboração coreográfica

 

Utilização de 2 processos diferentes identificados no Modelo do Espectro Solista-Colaborativo:

 

- Processo (1a) coreógrafo-bailarino como perito, sem assistente coreográfico;

 

- Processo (2) coreógrafo-bailarino como autor e assistente coreográfico como intérprete xi

 

Colaboração complementar

 

Não houve colaboração na conceção e criação do ambiente sonoro da obra, do desenho de luzes e do desenho do figurino pois ficaram todos a cargo da bailarina-coreógrafa.

 

Existiu colaboração na criação dos poemas, na gravação em estúdio da voz off e na confeção do figurino.

 

Colaboração de preparação/implementação

 

Não houve colaboração nas Sessões Fotográficas e nas Sessões Videográficas.

 

Houve colaboração nos ensaios assistidos, na escrita dos textos para a folha de sala e na preparação do espaço para a performance

 

 

 

Registos Videográficos

 

Link da lista de reprodução dos vídeo-documentários que constam no ponto 4.1.1.2. Os Procedimentos do Processo Coreográfico; dos vídeo-documentários que constam no ponto 4.1.2.2. Os Procedimentos do Processo Performativo; dos excertos do Diário Videográfico que constam no ponto 4.1.2.4. - De Dentro para Fora; dos vídeos que constam no ponto 4.1.4. – A Obra Coreoautoetnográfica; e dos vídeos que constam no ponto 4.2. O Futuro: https://goo.gl/9J4wTG

logo Raquel Oliveira Artes do Espetáculo. Site da bailarina, coreógrafa e professora de Dança Raquel Oliveira.
logo Raquel Oliveira Artes do Espetáculo. Site da bailarina, coreógrafa e professora de Dança Raquel Oliveira.
logo Raquel Oliveira Artes do Espetáculo. Site da bailarina, coreógrafa e professora de Dança Raquel Oliveira.
logo Raquel Oliveira Artes do Espetáculo. Site da bailarina, coreógrafa e professora de Dança Raquel Oliveira.